Hospital de Base passa por faxinaço e mantém serviços funcionando


A Fundação de Assistência à Saúde de Itabuna (Fasi) iniciou pelo Pronto Socorro do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães um faxinaço para mudar a realidade de abandono deixada pelos ex-gestores da unidade e que prejudicava moradores locais e de mais de 100 municípios do sul e extremo sul da Bahia. Estão sendo feitas a limpeza geral dos banheiros, sala de espera, recepção e das enfermarias verde e vermelha do setor de emergências. Os serviços oferecidos foram transferidos para um espaço dentro do próprio hospital, sem prejuízo ao atendimento da população.
 


As intervenções no Pronto Socorro incluem a eliminação das infiltrações, reparos no piso e no teto, conserto das redes hidráulica e elétrica; substituição de caixões e portas; troca de vasos sanitários e lâmpadas, retoque e pinturas das paredes. Além disso, foram retiradas toneladas de equipamentos sucateados e enferrujados e mobiliários sem condições de uso. Parte do material está sendo recuperada na oficina da unidade pelos colaboradores da Hospital.

O presidente da Fasi, médico Paulo Bicalho, disse que antes mesmo da conclusão do faxinaço foram melhorados os serviços de nutrição que funcionavam em uma área inadequada e com piso quebrado, câmaras frias e fogões danificados e panelas amassadas por anos de uso. A melhoria no Hospital de Base está sendo feita com investimentos da prefeitura e com apoio de setores da comunidade, que têm feito doação em serviços.

Mais melhorias

Paulo Bicalho explica que as intervenções começaram pelo Pronto Socorro porque a unidade estava sem a mínima condição de uso, já que está completamente sucateada. O Hospital de Base é o único público no sul da Bahia a oferecer serviços importantes, como de ortopedia e neurocirurgia, que são disponibilizados gratuitamente pelo SUS. É mantido pelo Município em parceria com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).

O presidente da Fasi afirma que já está sendo feito um planejamento para promover intervenções de engenharia em todos os setores do Hospital de Base, principalmente no Centro Cirúrgico e Centro de Terapia Intensiva (CTI), que também necessitam de serviços de reforma das instalações.  Bicalho assegura que a segunda etapa será executada ainda no decorrer deste ano. Na unidade são feitos em média 450 atendimentos diariamente e 1.600 internamentos por mês. 


0 comentários:

Combata a Dengue